Liberdade

Liberdade

segunda-feira, 20 de julho de 2015

O Tempo Não Para?


A vida não é como nos video games que se você está indo mal é só reiniciar que na próxima partida consegue dar o gás no inicio e vai se dando bem porque já decorou de onde o opositor vai sair igual a God of War e todos os outros jogos. Não, na realidade não há segundas chances, nem há cogumelos para nos salvar como no fenomenal Super Mario Bros. com toda aquela jogabilidade. Nasceu, ta valendo irmão e não importa o que você faça, você só parte de onde está porque o passado só existe na tua cabeça.


Ah, mas não fala assim do passado né? Tem muita gente especial lá... É eu sei, minha saudade sabe, mas a verdade é que para mim falar passado, presente ou futuro é somente usar palavras de um idioma que amo. Não acredito em tempo, acho que se trata apenas de uma armadilha para nos limitar e diante da historia da humanidade vemos muitas tentativas de sabotagem a essa ideia como os egípcios com suas piramides e múmias ou como a criogenia hoje. Na cultura Pop musicas como O Tempo Não Para de Cazuza e filmes como De volta Para o Futuro, Feitiço do Tempo e o mais atual No Limite do Amanhã (com o meu querido Tom Cruise) fazem sucesso porque nos fascina a ideia de mudar nossas vidas. Mas o tempo realmente não para e não será possível mudar algo que já aconteceu? Eu adoraria mudar muita coisa na minha vida. Você não?





Diferente do que a letra simbólica de Cazuza propõe Einstein provou com a Teoria da Relatividade que o tempo é diferente sob uma velocidade diferente e que alcançando a velocidade da luz o tempo pode sim ser parado fazendo com que as pessoas numa espaçonave não envelheçam enquanto aqui na Terra se passem anos. Bem, eu acredito que um dia iremos conseguir manipular o tempo e viajar para onde quisermos, mais isso se não nos destruirmos ou se não destruirmos nosso planeta antes...pior que as chances dessa auto destruição são imensas. Se um dia conseguiremos viajar por varias épocas, isso só ocorrerá quando já tivermos ultrapassado o nível 1 da escala de Kardashev (Nikolai Kardashev foi um astro físico russo que desenvolveu um sistema de classificação baseada na forma de produção, consumo e reciclagem de energia para classificar as supostas diversas civilizações) e isso nos exigirá um nível de consciência elevadíssimo.


No mundo atual que está cheio de pessoas que agridem o outro por uma opção sexual, por torcer time diferente, que estupram pelo simples fato de conseguir isso, que desejam que o mal aconteça a quem difere de suas idéias, que matam em nome de religião, que invisibilizam pessoas por diferenças raciais, que odeiam gratuitamente e não sabem pensar de forma responsável coletivamente estamos longe de uma evolução como essa. Ah vai, do homo sapiens até aqui evoluímos muito e evoluiremos muito mais quando passarmos a ser o povo cuja sociedade tem uma distribuição de renda justa, cuja educação seja de qualidade desde a infância, cujo principio do "ter uma atitude limpa com alguém é ter uma atitude limpa consigo mesmo" seja praticado e entre muitos outros fatores complexos. Einstein estava certo, mas ainda assim cabe a nós fazermos o tempo valer a pena.

Cristina Braga





Times Like These do Foo Fighters

"Para aqueles de nós que acreditam na física, esta separação entre passado, presente e futuro é somente uma ilusão.”
Albert Eistein

2 comentários: