Liberdade

Liberdade

terça-feira, 14 de julho de 2015

Alimentos Detox ou o Diâmetro de Plutão?



Nessa ultima terça descobrimos que Plutão é bem maior do que se imaginava, mas a maioria da população mundial se importa? Carl Sagan já dizia “Vivemos numa sociedade altamente dependente da ciência e da tecnologia, mas que não sabe quase nada disso". Essa frase define quão ignorantes somos com relação ao conhecimento em potencial. Na mídia o espaço é para reportagens que dizem em qual praia a famosa da vez foi ou em qual horário saiu para a sacada do Hotel ou ainda quem está "pegando". Não há espaço para divulgação de conteúdo pedagógico, mas há espaço para a dieta da moda. Vivemos num mundo onde o que é descartável e fútil tem audiência e se somos bombardeados com tais determinações, porque nós não seriamos fúteis?



O homem que citei lá em cima, o tal Carl Sagan não teve seu nome escrito na calçada da fama, não foi um Rockstar nem o imagino num tipico episodio de detonação de quarto de hotel, mas mesmo sem ser uma celebridade segundo os padrões foi um grande ser humano com cara de boa praça, sorrisão fácil, de voz eloquente e que esteve aqui nesse pálido ponto azul chamado Terra entre 1939 e 1996. Foi um dos maiores divulgadores científicos do século XX e o carisma em pessoa... Tá, eu sei eu pareço uma tiete, mas eu admiro Sagan com a mesma proporção que admiro o Pearl Jam, por exemplo. Na verdade o problema não é comigo, ele é um queridinho para todos que tem interesse pela ciência e/ou astronomia. O cara esteve em diversos projetos sobre a busca de vida extraterrestre e no envio de sinais humanos para propagação no espaço. Trabalhou na NASA durante os anos 50 participando do programa Apollo assessorando astronautas. Escreveu mais de 20 livros e diversas publicações, criou e foi narrador da Serie Cosmos: Uma viagem pessoal nos anos 80 levando a ciência a mais de 600 milhões de pessoas no mundo todo e hoje esse numero é muito maior devido as milhares de visualizações de seus videos nos canais do Youtube, em sites científicos e com a criação de Cosmos: Uma Odisseia no Espaço de 2014 sob a apresentação do grande físico Neil deGrasse Tyson, essa série é continuação da primeira. (Spoiler: no 1º episódio há uma curta, porém emocionante homenagem ao Carl Sagan)


Mas e aí interessa saber quem foi um cientista? Interessa saber algo sobre astronomia ou ler algum conteúdo cientifico? Eu não sei você, mas há muitas duvidas em mim, aliás há muitas perguntas que nós não temos respostas e que muita gente sequer faz a sí mesmo. A ciência está em busca dessas respostas, mas especificamente a astronomia porque quanto mais sabemos do universo, mas nos aproximamos de sua/nossa origem. 

Eu sei que há uma parcela da população que só quer orar a um dos milhares de deuses e agradecer por estarem aqui, mas independente da religião de cada um é preciso que todos percebam que assim como a espiritualidade é importante (para alguns) assim também é a racionalidade. Até mesmo para que se separe a questão da moralidade e o ser adepto de uma crença... pense num preconceito que não me entra, afinal eu sou boa gente mesmo sendo cética ué! =)

Se nas escolas as matérias de exatas fossem apresentadas de formas mais convidativas e que fosse co-relacionado seu uso e importância com o nosso descobrimento do universo, se além disso, fosse dado conteúdo ligado diretamente a astronomia e que cientistas fossem apresentados como grandes personalidades nós poderíamos ter gerações que diriam querer ser cientistas quando crescessem ao invés de desejarem ser modelos ou continuarem a escolher as profissões clássicas de médico, bombeiro e etc. Uma geração mais informada significaria uma geração que comete menos atos violentos, formada por pessoas mais humildes já que quanto mais sabemos da grandiosidade do universo mais compreendemos o quanto somos pequenos e como nossa existência é breve. Com essa percepção passamos a amar mais e agir de forma mais consciente com as demais vidas e quanto falo vida não me refiro só a humana. Quem aprende mais passa a ter atitudes ecológicas saudáveis, tem mais respeito pelos animais e por toda fonte de vida desse lugar.

A verdade é que os novos (para nós) 2.370 km de diâmetro de Plutão são mais valiosos que as reportagens sensacionalistas que visam a redução da maioridade penal, que a mentira que é comer alimentos detox ou que qualquer noticia relacionada a um famoso. O novo tamanho de Plutão nos remete ao nosso desprezo em saber sobre nossa própria origem e isso é um doloroso alerta.



Foi por meio desse vídeo que tive minha primeira experiencia com Sagan. Na época compartilhei em facebook, mandei para todos meus contatos do whatsapp e hoje nada mais justo que deixá lo aqui para que influencie de forma positiva mais alguém.

Um comentário:

  1. Poxa, Cris, que massa. Estou assistindo essa série de 2014 e depois vou procurar sim a série original que você indicou. Eu amo as estrelas e conhecer nossa origem. Obrigada pelo texto.

    ResponderExcluir