Liberdade

Liberdade

terça-feira, 28 de julho de 2015

Oração dos Dias Finitos




Desejo ser livre
Abrir as janelas, as asas, os olhos.
Dançar em volta da fogueira feito mulher em plenitude.
Cuspir o que penso ou vou arruinar essa vida.
Que eu confronte o que não faz sentido
Em vez de escolher a cegueira completa
Que minha voz ecoe declamando versos que julguem malditos
Em vez de repetir discursos midiáticos
Que eu não seja cúmplice, nem o opressor
Que no girar da garrafa e passar dos anos eu encontre um caminho
E o mude se perceber andar em círculos
Que eu não modifique para o mal o lugar por onde passe
Nem transforme homens conforme minha vontade
Saiba respeitar os limites e os devaneios de quem atravessar minha vida
Que não entenda quando a maioria rir de alguém pelo que ele parece
Pois não há interesse em ser do clube dos que são rasos
Nem disponibilidade para estar na lista dos que determinam
Que minha razão seja luz mesmo quando tudo ao redor for escuro
Que eu faça do amontoado de memorias que sou uma invenção interessante
E que eu saiba reinventar o amor quando ele já estiver gasto
Que eu consiga enxergar realidade além dos recortes pelos quais a vendem
E nunca perca a fé na educação, nem o vislumbre pela música.
Que a mente seja leve e sã sem perder o fascínio pela loucura.
Que confirme minha existência quando possível
E que na impossibilidade eu não faça nada que me enoje
Que não me acostume a violência cuja bandeira é levantada com tamanho orgulho
Nem esmoreça sob o latido daqueles que defendem fascismo sem chamá-lo assim
E quando a vida for fria que eu desenhe abrigo
Que faça das dores degraus e leve o que preciso comigo
Mesmo que aquilo que preciso esteja presente só no coração
Desejo o tatear dos livros
O encanto pelo universo
O apreço incomparável pela vida.
Que não me cure do vício em aprender
Nem passe a ânsia por ensinar
Sobretudo haja gratidão, gentileza e capacidade de duvidar.

Assim seja


E agora o que você precisa pedir a si mesmo?


Finalizo com a musica que me muda todas as vezes que a ouço. Guaranteed composta por Eddie Vedder que fez toda a trilha do filme Na Natureza Selvagem cujas imagens compõem o vídeo. Essa canção é  para ouvir, saborear e internalizar devido seu teor inspirador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário