Liberdade

Liberdade

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Cameron Crowe e seu Rock´n Roll na tela grande



Hey dear leitor!

Hoje vou dividir com você um vicio chamado cinema que mantenho desde muito cedo e que me acompanha por toda a vida. Minha paixão é variada indo desde o cinema noir do anos 60 até as inovações (ou seria reinvenções?) do cinema atual. É dessa obsessão pela sétima arte que descubro e conheço diversos profissionais entre eles diretores, atores, roteiristas e me ponho a seguir suas carreiras por me identificar com seus olhares únicos. Uma personalidade desse seleto clube que vem me cativando é o querido diretor oscarizado Cameron Crowe.


                  

O 1° longa metragem que assisti dele foi Vanyla Sky(2001) estrelado por Tom Cruise (ainda vou escrever sobre ele aqui). O filme é estranho, um pouco difícil pela surrealidade da historia, mas com uma trilha sonora invejável com The Rolling Stones, U2, Bob Dylan entre outros. O enredo nos faz refletir sobre a necessidade da perfeição, que é a idealização da nossa época e nos entrega um final impactante. Eu sei que não fui a única a pensar “que porra é essa?”. Entretanto com bela direção, fotografia impecável e sincronia perfeita com a musica me fez ficar tão interessada que fui correndo pesquisar e descobri que o tato diferenciado do diretor não é coincidência em sua vida.



Na imagem acima cena de Vanilla Sky. Na imagem abaixo a capa do LP "The Freewheelin' Bob Dylan do cantor homônimo.

Cameron possui uma vida prodigiosa. Por escrever bem se tornou colaborador no jornal da escola muito cedo e passando alguns anos veio a escrever matérias para a revista Rolling Stones (uau!) em plenos anos 70. Nesse trabalho comum (só que não) teve a oportunidade de entrevistar grandes astros como Bob Dylan, David Bowie, Eric Clapton e os deuses na época Led Zeppelin entre outros. Ficou amigo de bandas e mergulhou no cenário Rock´n Roll. Fan de bandas de Hard Rock tinha que levar essas experiências na bagagem...e levou!


A  maior prova disso é Quase Famosos (2000) filme semi-biográfico que nos apresenta a historia de William(Patrick Fugit), um garoto com uma mãe controladora que conhece o Rock através da irmã mais velha e devido a paixão passa a colaborar para a Rolling Stones. Na trama o garoto vive experiências ousadas para sua idade ao acompanhar a turnê da banda Stillwater (fictícia). São tantos personagens maravilhosos com cenas emocionantes e por vezes cômicas. O destaque fica para a groupie Penny Lane interpretado por Kate Hudson que nos faz querer estar lá e vivenciar aquilo tamanho é a sua força de cativar o expectador. A trilha é marcada por Tiny dancer do Elton John, Sparks do The Who, Thats the way do Led Zeppelin com direito a musicas criadas especialmente para o filme feitos pelo próprio diretor e sua esposa na época, Nancy Wilson da banda Heart.

 Tiny Dancer na cena do ônibus em Quase Famosos.


Outro filme influenciado por sua essência é Tudo Acontece em Elizabethown(2005) sobre um homem que perde tudo e ainda tem que organizar o funeral do pai. Filme lindo pela musica e pelos protagonistas Orlando Bloom e Kirsten Dunst (ela iria fazer a Penny Lane em Quase Famosos, mas o diretor escolheu a Kate para nossa sorte). No filme há diversos momentos em que nos perguntamos se estamos assistindo a um vídeo clipe e novamente o elemento musical toma os holofotes.




Antes desses citados acima ainda houveram Vida de solteiro (1992) que foca num grupo de amigos tendo como pano de fundo a cena grunge de Seattle. Em 1996 fez Jerry Maguire (também com Tom Cruise) sobre um homem que tentar sair do esquema trabalho-dinheiro para tentar viver a sua maneira priorizando a qualidade off selva capitalista e tem que aprender a lidar com o preconceito e a concorrência ferrenha. Fez também o filme Digam o que quiserem (1989) e escreveu o Best Seller que foi parar nos cinemas conhecido aqui no Brasil por Picardias Estudantis (1982).

Especialmente para mim um dos últimos trabalhos atuais mais significantes do diretor foi Pearl Jam Twenty (2011), um documentário sobre os 20 anos do Pearl Jam (hahaha).  Além de ser muito bem feito fica explicito que o diretor e a banda são amigos de longos anos. A amizade na verdade data do inicio dos anos 90 quando os integrantes do Pearl Jam chegaram a fazer figuração no filme Vida de Solteiro. Até as roupas do protagonista desse filme pertenciam na verdade ao Jeff Ament, baixista do PJ.


Cameron ao lado dos integrantes do Pearl Jam


Em 2011 lançou também o longa Compramos um zoológico estreando na linha infanto juvenil que é um bom filme sobre a história real de uma família que passa a administrar um zoo indo a falência. O momento mais marcante fica por conta da cena do bar em que toca "Hunger Strike" da banda Themple of the dog, evanescente projeto de Chris Cornell e integrantes do PJ.


Então é isso, o Cameron criou filmes que criticam o consumismo, a falta de sensibilidade, a insuficiência de tempo para o que é realmente importante. Faz seus personagens falarem com o coração sem lhes acrescentar gotas de cinismo e além das boas historias nos presenteia com a sempre boa mistura de Rock´n Roll e cinema!!!!


O Rock está por toda parte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário